terça-feira, 11 de agosto de 2009

Vovó Alaíde



Ontem foi o aniversário da minha avó amada e querida do coração: Vovó Alaíde
E revirando recentemente alguns arquivos, encontrei uma carta que lhe entreguei em 2001, quando ela ficou internada com problemas de pressão sanguínea.
Resolvi publicar a carta hoje (com algumas modificações e correções) em sua homenagem.
E a carta é esta:

Vovó Alaíde,

Tenho orgulho de ter a senhora como avó
Porque, ao longo desses anos todos, me mostraste o quanto és especial para mim
E tenho certeza que para todos nós também
Mas não é simplesmente especial, faz parte da minha vida de forma inigualável
Porque foi a senhora que conseguiu sugar o que sufocava o meu nariz
E porque eu comia a sua comidinha antes de ir para o Pericar
Lembra, Vó?
Cocó, caldinho de feijão, ovo mexido
Suquinho de manga
E fazia chazinho de Santa Maria para mim
Lembra, Vó?
E quantas vezes cheguei à sua casa correndo e lhe tomei a bênção?
"A bênça, Vó Ide!"
Hoje, quando chego, te beijo, te abraço e digo:
"Abraça mais forte, pô!"
Talvez seja medo de perde-la
Porque me orgulho tanto da senhora, porque és muito importante para mim, te amo e preciso de ti
E teve aquela vez em que a senhora foi me ver em Brasília
E porque, lá, eu quis dormir ao seu lado
E não quero sair dele nunca mais
Porque eu te amo
E porque sei que tu também me amas
Porque nos recebeste em sua casaquando voltamos de Brasília
E porque rezávamos antes de irmos dormir
Lembra, Vó?
"O Senhor é o meu pastor e nada nos faltará. Senhor, abençoai este sono que vamos dormir. Amém."
Porque repetíamos isto todas as noites
E porque disto eu nunca vou me esquecer
A senhora já tentou contar quantas vezes dormimos no mesmo quarto?
Incontáveis vezes
Conversávamos juntos até o sono chegar, sonhávamos juntos
Até a ponto de um chegar a sonhar com o outro
Lembra, Vó?
E é justamente isso que nos aproxima cada vez mais
Porque a senhora é muito importante para mim
E porque me ensinou a orar e a louvar
Lembra, Vó?
"Porque Ele vive posso crer no amanhã. Porque Ele vive temor não há."
"Quando Deus fizer chamada eu lá estarei."
"Glória! Glória! Aleluia! Vencendo vem Jesus."
E isso me faz acreditar em Deus e amentar, a cada dia, a minha fé
Porque me passaste alegria e felicidade tantas vezes
E hoje, estou indo à Igreja
E oro pedindo a Deus pela recuperação da senhora
E tenho fé em Deus que a senhora sairá dessa situação em que se encontra
Porque a senhora é uma mulher muito forte
E porque choramos e rimos juntos
Lembra, Vó?
A senhora me abraçou e me acolheu em todas as vezes em que eu chorei
E porque a senhora estava comigo enquanto meu pai e minha mãe não se resolviam
E, às vezes, chorou junto comigo
E também chorou quando leu a carta de desculpa que eu enviei para eles
E, a cada dia que passa, tenho mais orgulho da senhora
Porque tu venceste e ainda vence todos os obstáculos que a vida lhe impõe
E eu me lembro das histórias que me contavas
Lembra, Vó?
É claro que a senhora se lembra de tudo isso
Assim como eu também me lembro
E para sempre me lembrarei de todas essas coisas
Porque é impossível deixar de te amar
Porque eu te amo pra sempre

01/12/2001

Um comentário: