quarta-feira, 1 de julho de 2009

Homenagem à Monique Guedes


Tem alguns professores que não esquecemos nunca. Como a Tia Madalena do jardim de infância, a Tia Márcia da Alfabetização ou a Tia Lourdes da Catequese. Enfim, todos os professores são importantes.
Mas eu tive uma professora em especial por quem serei eternamente grato. Eu cursava Letras na Universidade Estácio de Sá e tive aulas de Psicologia da Educação, Cultura Clássica e Filosofia Poética e Estética com esta professora. Ela se chama Monique Guedes.
Além de me ensinar o que era exigido em sala de aula, ela foi além. Monique, além de minha professora, foi minha amiga e me apresentou coisas importantes na minha vida como alguns diretores de filmes como Stanley Kubrick, Luís Buñuel e Lars von Trier; alguns dos principais filósofos como Platão, Hegel e Nietzsche; além de Mitologia Grega; Ópera; Música Erudita (Häendel), dentre outras coisas numa lista infindável que aprendi com ela.
Depois de quatro anos sem termos qualquer tipo de comunicação com Monique, que estava em São Paulo, resolvi, no início de 2009, enviar-lhe um e-mail informando sobre o meu ingresso na universidade Federal Fluminense. E é maravilhoso perceber que, apesar da distância, ainda somos amigos. Pois é para se considerar amigo aquela pessoa que sente-se feliz com a felicidade do outro.
Hoje é o dia do aniversário de Monique Guedes e venho aqui prestar-lhe esta modesta homenagem. Apesar de ter sido ela mesma quem me disse que o tempo, como bem o conhecemos, é uma invenção do homem, podendo hoje não ser o dia do seu aniversário. Por todos estes questionamentos que se instalaram em meu pensamento, eu lhe agradeço, Monique.
E dizer-lhe que independentemente de data ou distância, você terá sempre uma fundamental importância em minha vida, sendo como uma espécie de divisor de águas. Graças a você e as suas aulas, eu saí de dentro da CAVERNA da alegoria de Platão.
Portanto, desejo-lhe eternamente toda a felicidade que você realmente merece. Fiz esta imagem acima chamada "Monique no Rio" para que venha para cá, pois quero ansiosamente contar-lhe as novidades.
Com todo a gratidão, amor, carinho e respeito que um aluno deve ter para com seu verdadeiro MESTRE, eu lhe agradeço.
Mil Felicidades hoje e sempre,
Jurdiney Junior

Um comentário:

Fiordiligi disse...

Juuuuu!!!!!!

Estou há dois anos afastada das salas de aula e me dedico hoje somente ao doutorado, em Sampa. Mas quando penso voltar às salas é sempre dos amigos que fiz no magistério que me lembro com alegria. E você é, certamente, um deles.
Fico muito feliz em saber que você não deu sua formação por encerrada - e, principalmente, que você se deu a oportunidade de conhecer um verdadeiro ambiente de ensino. Poucas pessoas percebem que cultivar-se (dentro ou fora das salas de aula) exige o tempo de uma vida inteira. Você percebeu e por isso somos amigos.
Mil beijos, querido! Saudades! Vamos nos ver logo!