quinta-feira, 4 de outubro de 2007

País da Fé!


Moro no Brasil, o país da Fé!
Pra onde quer que eu olhe vejo fiéis, rezadeiras, romeiros, crentes, missionários, mães-de-santo, evangélicos, católicos, macumbeiros, espíritas, espiritualistas, testemunhas de Jeová.
Sugiro a todos brasileiros que procurem saber mais a respeito da religiosidade de nosso povo, independentemente de suas religiões.
Nada nos impede de conhecer os mitos, lendas, histórias, salmos e psicografias que nos envolvem e mantém vivo o laço que nos une como brasileiros.
É freqüente ouvirmos histórias, ao longo do Brasil de romeiros e devotos de Nossa Senhora Aparecida. Padroeira do Brasil.
Por falar nisso, estamos no seu mês. Quantos brasileiros a têm como sua mãezinha protetora?
Não devemos nos esquecer também dos evangélicos que crescem a cada dia nas suas várias denominações: Igreja Batista, Assembléia de Deus, Renascer em Cristo, Universal do Reino de Deus, Igreja de Nova Vida, são as maiores dentre outras.
E no nordeste milhões são os brasileiros que tem fé e acreditam nos milagres do Padre Cícero.
No Rio de Janeiro temos o Cristo Redentor, que foi eleito Maravilha do Mundo e que recebe milhões de pessoas todos os anos.
A Basílica de Nossa Senhora Aparecida recebe 12 milhões por ano.
E quantos brasileiros se espremem prara poder chegar perto do papa quando este aparece por aqui?
Há pouco tempo, Frei Galvão foi canonizado tornando-se o 1º santo brasileiro. Muitos acreditam que suas pílulas são milagrosas e a Igreja não atende mais a demanda de encomenda dos comprimidos.
A Bahia é o Estado brasileiro em que podemos notar com maior evidência o sincretismo religioso. A umbanda e o candomblé são as religiões de origem africana e que só sobreviveram por conta da "apropriação" das imagens dos santos da Igreja Católica. Estas religiões, apesar das influências portuguesas e africanas, são genuinamente brasileiras porque foram criadas aqui graças à miscigenação. Como os negros escravos eram obrigados a a seguir a fé católica, passaram a se ajoelhar diante dos santos, porém pedindo para os orixás. Foi assim que São jorge virou Ogum, Santa Bárbara virou Iansã, Jesus Cristo virou Oxalá, São Sebastião virou Oxóssi, Nossa Senhora da Conceição virou Iemanjá, Nossa Senhora da Glória virou Oxum, Nossa Senhora de Santana virou Nanã, São Lázarou virou Obaluaiê, São Bartolomeu virou Oxumaré... Tudo se deve a perseguição sofrida pelos escravos por conta de sua fé.
Hoje, muitos são os brasileiros que seguem os ensinamentos de Inri Cristo, ou de Chico Xavier.
Maçonaria, Mórmons, Muçulmanos, Judeus, Budistas, Testemunhas de Jeová, Adventistas do Sétimo Dia, Racionalismo Cristão, seria impossível citar todo mundo aqui.
Existe em Brasília o Vale do Amanhecer. Por favor, pesquisem a respeito! Trata-se de uma seita em que as pessoas acreditam serem reencarnações de vidas passadas e fazem rituais com roupas de época. Uma religião recente, porém, com uma fé incrível.
Moramos num país miscigenado, inclusive na fé. Quantos de vocês já viram alguém com uma medalhinha de São Jorge, mas que não sabe dizer direito se é São Jorge mesmo, ou se é Ogum? Quantos de nós já comemos doce de São Cosme e São Damião sem saber se a fé de quem distribuiu os doces era católica ou proveniente da umbanda? Pesquisem sobre a nossa fé e fiquem com Deus!

Nenhum comentário: